Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

junho 12, 2025

Projeto prioriza atenção à saúde da mulher no climatério – H2FOZ

Projeto aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) prioriza a atenção à saúde da mulher no climatério. A matéria segue para sanção governamental para passar a vigorar em todo o estado.

O objetivo é fortalecer ações voltadas ao período de transição fisiológica entre a fase reprodutiva e não reprodutiva feminina. Nessa fase, são intensas as transformações hormonais que impactam a saúde física, mental e emocional.

O projeto prevê iniciativas específicas para o período que compreende a menopausa, que pode iniciar precocemente, inclusive antes dos 30 anos. Hoje, há vários grupos que se mobilizam em busca de atenção integral e contínua.

As mulheres que vivenciam o climatério apresentam sintomas físicos e vasomotores, bem como alterações urogenitais, ósseas, psicológicas e sociais. O impacto é direto na qualidade de vida, frisam especialistas.

As mudanças hormonais no climatério estão associadas ao desenvolvimento de diversas condições, entre as quais:
doenças cardiovasculares;

  • obesidade;
  • cistos ovarianos;
  • depressão;
  • miomas; e
  • cânceres (mama, endométrio, colo de útero e colorretal).

Saúde da mulher

O projeto prevê ações e educação em saúde para informar, por exemplo, as indicações e contraindicações da terapia de reposição hormonal (TRH). E busca garantir assistência à saúde física e mental das pessoas em climatério, por meio de diversas medidas.

Essas ações propostas são a elaboração de avaliação clínica detalhada, com atenção ao histórico pessoal, familiar e alimentar, à prática de atividade física e à vida sexual — além da realização de exames considerados essenciais, como dosagens hormonais, entre outros.

O texto é assinado pelas deputadas Cristina Silvestri (PP), Márcia Huçulak (PSD), Mabel Canto (PSDB), Marli Paulino (Solidariedade), Maria Victoria (PP), Luciana Rafagnin (PT), Flávia Francischini (União), Cantora Mara Lima (Republicanos), Cloara Pinheiro (PSD) e Ana Júlia (PT), assim como pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD), Ney Leprevost (União) e Artagão Junior (PSD).

(Com informações da Assembleia Legislativa)

Câmara pauta abertura de três CPIs na sessão desta terça-feira – H2FOZ

A Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu pautou, na sessão ordinária desta terça-feira, 3, requerimentos que pedem a abertura de três Comissões Parlamentares de ...
Ler mais →

Veja como está o preço da gasolina na Argentina em novembro de 2025 – H2FOZ

Os motoristas que vivem ou visitam a cidade argentina de Puerto Iguazú encontraram, nesse fim de semana, preços mais altos nos postos de combustíveis da ...
Ler mais →

Paraguai e Argentina iniciam restrições da piracema 2025–2026 – H2FOZ

Paraguai e Argentina deram início, entre domingo (2) e a madrugada desta segunda-feira (3), às restrições do período de piracema nas bacias dos rios Paraná ...
Ler mais →