Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

março 21, 2025

Placa paraguaia? Ciudad del Este atualiza regras sobre imposto – H2FOZ

A prefeitura de Ciudad del Este informou que implementará, a partir desta quarta-feira (5), o Decreto n.º 001/2025 (Ordenanza n.º 001/2025). A matéria regulamenta localmente a legislação nacional sobre habilitação de veículos (Ley de Patente Anual de Rodados).

Leia também:
Paraguai terá liquidação Crazy Week 2025, no mês de maio

De acordo com o boletim distribuído à imprensa, o decreto local “estabelece o pagamento de licença anual para os veículos, calculada segundo o salário mínimo diário”.

O salário mínimo diário é o valor do salário mínimo mensal no Paraguai dividido por 26. Atualmente, em março de 2025, o mínimo diário está em G$ 107.627 (cerca de R$ 80), com previsão de reajuste a partir de 1.º de julho.

A base de cálculo levada em conta pela prefeitura de Ciudad del Este terá os seguintes parâmetros, conforme o tipo de veículo:

Motocicletas
Até um ano de uso: imposto anual de um salário mínimo diário.
Seminovas (de um até quatro anos): imposto anual de 0,8 salário mínimo diário.
Usadas (de quatro até oito anos): imposto anual de 0,6 salário mínimo diário.
Muito usadas (mais de oito anos): imposto anual de 0,5 salário mínimo diário.

Automóveis
Até um ano de uso: imposto anual de seis salários mínimos diários.
Seminovos (de um até quatro anos): imposto anual de cinco salários mínimos diários.
Usados (de quatro até oito anos): imposto anual de três salários mínimos diários.
Muito usados (mais de oito anos): imposto anual de dois salários mínimos diários.

Já para veículos de transporte de passageiros e carga, como ônibus, caminhonetes, caminhões e furgões, a prefeitura de Ciudad del Este cobrará imposto anual que oscilará entre três e sete salários mínimos diários.

Emplacamento em Ciudad del Este

Atualmente, no Paraguai, as prefeituras cuidam do emplacamento e da cobrança do imposto equivalente ao IPVA no Brasil. Motoristas residentes em Ciudad del Este, por exemplo, devem procurar a prefeitura local para os trâmites.

Devido à existência de regras diferentes entre os municípios, o Congresso Nacional aprovou normativas para unificar custos e critérios. A legislação cria, ainda, o Registro Único de Placas de Veículos, de forma a facilitar a aplicação das leis de trânsito.

Parque das Aves promove atividade especial em alusão às corujas – H2FOZ

O Parque das Aves convida quem for visitar o local, na próxima segunda-feira (4), a participar de uma programação educativa. A ação é em comemoração ...
Ler mais →

Conferência define políticas para as mulheres e elege delegadas à etapa nacional – H2FOZ

Em Foz do Iguaçu, a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres definiu políticas e elegeu delegadas à etapa nacional. Foram três dias de debates ...
Ler mais →

Assembleia terá sessões e interiorização levada a duas cidades – H2FOZ

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALE), no pós-recesso parlamentar, na próxima semana terá sessões e interiorização em duas cidades. Agenda também conta com lançamento de ...
Ler mais →