Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

setembro 16, 2025

Lado paraguaio de Itaipu terá novo atrativo turístico e ambiental – H2FOZ

Itaipu Binacional terá, em breve, um novo atrativo turístico e ambiental no lado paraguaio da fronteira, com a abertura do Centro Ambiental Tekotopa.

Leia também:
Carros antigos tomam as ruas do lado argentino da fronteira

Na semana passada, representantes da imprensa do Paraguai puderam prestigiar o espaço, que está na última etapa de preparativos em Hernandarias.

De acordo com a diretoria paraguaia de Itaipu, abertura poderá ocorrer entre o final de setembro e o início de outubro.
De acordo com a diretoria paraguaia, abertura poderá ocorrer entre o final de setembro e o início de outubro. Foto: Gentileza/Itaipu Binacional (Paraguai)

Em declarações reproduzidas pela agência pública IP, a arquiteta Maribel Cabrera deu detalhes sobre o projeto do novo atrativo de Itaipu. De acordo com Cabrera, o centro ambiental tem como premissa destacar a biodiversidade da Mata Atlântica no Paraguai.

“Com o Tekotopa, queremos que os visitantes possam desfrutar de um encontro com a vida”, enfatizou Cabrera.

Conforme Itaipu, o atrativo oferecerá uma experiência educativa e cultural com exposições e espaços dedicados a temas como cultura, energia, flora, fauna e água.

As opções de passeios incluirão o Sendero del Jaguareté, trilha dedicada à onça-pintada e outros animais característicos da região trinacional de fronteira.

Além disso, os visitantes poderão conhecer o Viveiro Florestal de Itaipu, o Horto de Plantas Medicinais, o Centro de Investigação de Animais Silvestres e o Centro Interpretativo.

Em um primeiro momento, o acesso ao Centro Ambiental Tekotopa será limitado, conforme explicou o veterinário Santiago Molinas, de Itaipu.

“A abertura requerer todo um processo de adaptação, tanto das pessoas envolvidas no projeto como também dos animais. Futuramente, o parque poderá receber até 6,4 mil pessoas por dia”, apontou.

Centro Ambiental de Itaipu

A implantação do Centro Ambiental Tekotopa teve início ainda em 2017, no local situado às margens da Supercarretera, entre Hernandarias e Ciudad del Este.

Atualmente, o espaço conta com um plantel de 26 animais, de dez espécies características da região. “Os animais que estão aqui atuam como embaixadores de suas espécies”, indicou Molinas. “Queremos que as pessoas vejam que estão bem cuidados.”

Para saber mais sobre o Centro Ambiental Tekotopa (em espanhol), no site oficial de Itaipu no Paraguai, clique aqui.

Tornado em cidade do estado foi da categoria F2: ventos de até 253 km/h – H2FOZ

O tornado que atingiu o bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, no fim da tarde de sábado (10), foi classificado como categoria F2 na ...
Ler mais →

APAE de Foz do Iguaçu abre PSS com salários de até R$ 6,5 mil – H2FOZ

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Foz do Iguaçu está com inscrições abertas para Processo Seletivo Simplificado (PSS) de contratação imediata ...
Ler mais →

Do Brasil ao Japão: Unila mapeia onde estão e para onde vão alunos formados – H2FOZ

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) lança o Mapa de Egressos para identificar onde estão e para onde vão os alunos formados na instituição, ...
Ler mais →