Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

setembro 16, 2025

Câmara aceita denúncia, e Dr. Ranieri vai responder no Conselho de Ética – H2FOZ

Por 9 votos a 4, a Câmara de Foz do Iguaçu aceitou denúncia, e o vereador Dr. Ranieri Marchioro (Republicanos) vai responder por quebra de decoro parlamentar. Ele é acusado por ex-assessor de uso do mandato para fins particulares, o que nega.

O pedido de apuração havia sido arquivado pela mesa diretora na semana passada, com a assinatura do próprio acusado, que é o vice-presidente da Casa de Leis. Reapresentado e posto em votação, foi aprovado na sessão desta terça-feira, 16.

Na votação, foi aceita a admissibilidade da representação formulada por Leandro da Silva Pinto, não sendo avaliado o seu mérito. A apuração recai, a partir de agora, ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Legislativo.

A favor da abertura da investigação, votaram: Adnan El Sayed (PSD), Adriano Rorato (PL), Anice Gazzaoui (PP), Balbinot (PSDB), Beni Rodrigues (PP), Evandro Ferreira (PSD), Professora Marcia Bachixte (MDB), Valentina (PT) e Yasmin Hachem (PV).

Contra a abertura da investigação, votaram: Bosco Foz (PL), Cabo Cassol (PL), Sidnei Prestes (Mobiliza) e Soldado Fruet (PL). O vereador Dr. Ranieri Marchioro não votou.

Resultado da votação nesta terça-feira, 16 – imagem: Câmara de Foz/reprodução

Denúncia contra Dr. Ranieri

Assessor de Dr. Ranieri até abril, Leandro afirma que teria sido obrigado a cumprir expediente na Câmara e na empresa do vereador. E que o parlamentar atendia em seu empreendimento privado quando deveria atuar na Casa de Leis.

Na denúncia, expõe que, na empresa, era responsável pelo marketing, mídia digital, gravações e redes sociais. Ele anexou reproduções de conversas, áudios e outros materiais indicados com prova na representação.

Ranieri foi à tribuna antes da votação, desqualificando a denúncia e pedindo a sua rejeição. Argumentou que seu acusador não apresenta provas objetivas, mantendo “vício insanável” no pedido reapresentado.

“O que há é um momento decisivo: escolher se esta Casa seguirá um caminho de rigor técnico ou se abrirá espaço para acusações genéricas servirem de atalho para o desgaste político”, verbalizou. “Abrir esse precedente perigoso [aceitar a denúncia], todos serão atingidos”, disse Ranieri.

Conselho de Ética

Membro do Comitê de Ética, Dr. Ranieri será substituído pelo suplente, vereador Adriano Rorato. Os demais parlamentares que compõem o colegiado são Beni (presidente), Cassol, Valentina e Evandro, que são membros. A relatoria do processo é definida por sorteio.

Clique aqui e acesse o Código de Ética da Câmara.

Assita à votação que aceitou a denúnica contra Dr. Ranieri:

Denise Stoklos: uma conversa sobre carreira, teatro e lutas sociais – H2FOZ

Denise Stoklos, atriz, dramaturga, ensaiadora e um dos maiores nomes do teatro contemporâneo brasileiro, foi uma das grandes atrações do Festival de Culturas da Unila. ...
Ler mais →

Curso de motorista de ônibus abre vagas exclusivas para mulheres – H2FOZ

A Viação Santa Clara (Visac) abre, nesta quarta-feira, 17, inscrições para uma edição especial do curso Desenvolvendo Condutores, voltada exclusivamente para mulheres. A empresa opera ...
Ler mais →

Gratuito, curso de Promotoras Legais tem inscrição aberta até esta quarta, 17 – H2FOZ

Estão abertas, até esta quarta-feira, 17, as inscrições para o curso de Promotoras Legais Populares da Fronteira, formação voltada a fortalecer a luta contra a ...
Ler mais →