Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

agosto 5, 2025

Umbandistas de Foz do Iguaçu promovem ato nesta terça-feira (5) – H2FOZ

Nesta terça-feira (5), às 14h, o movimento pacífico Terreiro Resiste realizará sua quarta edição em frente ao Fórum de Justiça de Foz do Iguaçu. O grupo defende a liberdade religiosa, combate a intolerância e busca dar visibilidade ao processo judicial que o Templo de Umbanda Rei das Matas enfrenta desde 2022.

LEIA TAMBÉM: Religiosidade em Foz do Iguaçu e os dados do Censo 2022 do IBGE

Philipe de Logunedé, sacerdote do terreiro, afirma que um caso de racismo religioso motivou o processo. Na ocasião, moradores próximos tentaram impedir as atividades do Rei das Matas e amedrontar seus frequentadores com ações hostis, como rojões direcionados ao terreiro, chutes no portão e caixas de som ligadas em volume máximo.

Desde então, ele relata que ataques têm atingido a fé, os rituais e a existência do povo de axé. No entanto, “a comunidade decidiu resistir, transformando a dor em luta e a resistência em tradição”, ressalta.

Terreiro resiste

O movimento Terreiro Resiste já realizou três edições e reuniu pessoas de todas as cores, idades, crenças e caminhos. Atabaques, cantos e muita espiritualidade marcam o evento, fortalecendo a força coletiva contra o preconceito.

O chamado é aberto a toda a comunidade de axé, defensores da liberdade religiosa, pessoas que lutam contra o racismo e todos que acreditam em um país justo, plural e acolhedor.

O ato oferece um espaço livre para que as pessoas levantem diferentes bandeiras de luta com dignidade e respeito, unindo o sagrado aos direitos humanos. Os organizadores orientam os participantes a usarem roupas brancas e a levarem sua fé, axé e força para caminhar juntos nessa jornada.

“Enquanto houver racismo, haverá resistência. E enquanto houver terreiro, haverá esperança”, complementa Logunedé.

Serviço

4.º Ato do Terreiro Resiste
Data: 5 de agosto de 2025 (terça-feira)
Horário: 14h
Local: Em frente ao Fórum de Justiça de Foz do Iguaçu

Denise Stoklos: uma conversa sobre carreira, teatro e lutas sociais – H2FOZ

Denise Stoklos, atriz, dramaturga, ensaiadora e um dos maiores nomes do teatro contemporâneo brasileiro, foi uma das grandes atrações do Festival de Culturas da Unila. ...
Ler mais →

Curso de motorista de ônibus abre vagas exclusivas para mulheres – H2FOZ

A Viação Santa Clara (Visac) abre, nesta quarta-feira, 17, inscrições para uma edição especial do curso Desenvolvendo Condutores, voltada exclusivamente para mulheres. A empresa opera ...
Ler mais →

Gratuito, curso de Promotoras Legais tem inscrição aberta até esta quarta, 17 – H2FOZ

Estão abertas, até esta quarta-feira, 17, as inscrições para o curso de Promotoras Legais Populares da Fronteira, formação voltada a fortalecer a luta contra a ...
Ler mais →