O Paraguai realizará, no próximo dia 12 de setembro, a 6.ª Conferência Internacional de Proteção ao Consumidor. O evento acontecerá na capital paraguaia, Assunção, com aula magna na sede do Instituto do Banco Central do país.
Leia também:
PF investiga fraude contra a Caixa com biometria fake
Organizada pela Secretaria de Defesa do Consumidor e do Usuário (Sedeco) do Paraguai, a conferência terá palestrantes de outros países.

Estão confirmados Andrés Herrera Troncoso, diretor do Serviço Nacional do Consumidor do Chile, e Ricardo Salazar, presidente da Defensoria do Consumidor de El Salvador.
Ademais, representantes do próprio Paraguai abordarão o tema escolhido para a edição deste ano: “A defesa do consumidor como motor de desenvolvimento social”.
Entre os nomes locais, destaque para Alejandro Apuril, titular da Sedeco; Karina Almada, representante jurídica da pasta; e Javier Wajntraub, especialista em direitos do consumidor.
As inscrições, gratuitas para cidadãos paraguaios e estrangeiros, estão disponíveis no portal oficial www.sedeco.gov.py. O número de vagas, porém, está limitado à capacidade do espaço.
Nos últimos anos, o Paraguai tem avançado em matéria de defesa dos direitos do consumidor, embora o tema ainda não esteja no centro dos debates.
Em polos comerciais como Ciudad del Este, por exemplo, o poder público local conta com o Escritório de Defesa do Consumidor, vinculado à prefeitura. O escritório presta atendimento às denúncias feitas por moradores e turistas que visitam a fronteira.
Outra opção para quem faz compras no Paraguai, no caso dos turistas que visitam Ciudad del Este, é procurar a Polícia Turística. O balcão de atendimento fica na aduana da cabeceira da Ponte da Amizade, pista de sentido ao Brasil.