Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

janeiro 9, 2026

Paraguai sanciona lei que autoriza produção de tilápia no lago de Itaipu – H2FOZ

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, sancionou a Lei n.º 7.618/2025, que cria regras para a produção de peixes (autóctones ou exóticos) nos rios e lagos do país.

Leia também:
Itaipu anuncia R$ 1,5 bilhão para beneficiar consumidores em 2026

O texto atende a um pedido da binacional Itaipu, que apoia projeto para o cultivo de tilápia em tanques-rede no trecho represado do Rio Paraná.

Estudos feitos pela usina apontam a viabilidade econômica e ambiental da produção da tilápia nas águas do lago. De acordo com Itaipu, para que a iniciativa pudesse ir adiante, era necessária a autorização legislativa do Paraguai.

A partir de agora, fica pendente, apenas, a revisão do Acordo Bilteral Brasil–Paraguai, que proíbe a introdução de espécies exóticas no reservatório.

No lado brasileiro, o projeto conta com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). No Paraguai, a lei recentemente aprovada estabelece a base jurídica necessária para que os dois países possam avançar na revisão.

Para Fernanda de Paula, secretária de Aquicultura do MPA, o novo marco legal paraguaio fortalece o ambiente institucional necessário.

“A sanção dessa lei no Paraguai é um passo estratégico porque cria segurança jurídica para avançarmos no diálogo bilateral”, avaliou. “Agora, entramos numa nova fase, com o desafio de alinhar os marcos legais para que esse potencial se converta em geração de renda, emprego e produção sustentável.”

Estimativas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) apontam que Brasil e Paraguai podem produzir, cada um, 200 mil toneladas de pescado por ano no lago de Itaipu.

No Brasil, há potencial de gerar 12,5 mil empregos diretos e indiretos, além de impulsionar uma ampla cadeia de fornecedores, processamento, transporte e comercialização.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Tornado em cidade do estado foi da categoria F2: ventos de até 253 km/h – H2FOZ

O tornado que atingiu o bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, no fim da tarde de sábado (10), foi classificado como categoria F2 na ...
Ler mais →

APAE de Foz do Iguaçu abre PSS com salários de até R$ 6,5 mil – H2FOZ

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Foz do Iguaçu está com inscrições abertas para Processo Seletivo Simplificado (PSS) de contratação imediata ...
Ler mais →

Do Brasil ao Japão: Unila mapeia onde estão e para onde vão alunos formados – H2FOZ

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) lança o Mapa de Egressos para identificar onde estão e para onde vão os alunos formados na instituição, ...
Ler mais →