Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

março 21, 2025

Paraguai: moradores cobram fim de bloqueio na Supercarretera – H2FOZ

Moradores do município de Hernandarias recorreram ao Ministério Público do Paraguai para reivindicar a liberação do trânsito de veículos na Supercarretera de Itaipu.

Leia também:
Supercarretera de Itaipu ganhará iluminação no Paraguai

Desde fevereiro, um trecho da Rodovia PY07, entre Hernandarias e Ciudad del Este, recebe protestos promovidos por ex-operários que trabalharam na construção de Itaipu.

Os manifestantes reivindicam o pagamento de indenizações trabalhistas que, somadas, chegariam a quase US$ 1 bilhão. O pedido de reparação, que beneficiaria 16 mil ex-operários no Paraguai, já foi negado pelo Judiciário do país.

De acordo com o jornal ABC Color, os bloqueios de pista na Supercarretera provocam filas gigantes entre Ciudad del Este e Hernandarias. Com isso, trabalhadores, estudantes e pacientes de clínicas da região precisam buscar rotas alternativas.

“O tráfego na região é insustentável e os desvios obrigatórios provocaram a destruição da fiação elétrica e de cabos por caminhões”, descreve o ABC.

Antes de recorrer ao Ministério Público do Paraguai, a comitiva de moradores buscou diálogo com os manifestantes, para que pelo menos uma pista fique desobstruída. Como não houve acordo, contudo, o grupo protocolou um pedido de providências.

Os manifestantes que estão em Hernandarias integram o mesmo coletivo que, em situações anteriores, bloqueou a Rodovia PY02 e a Ponte da Amizade. O H2FOZ noticiou um dos protestos, ocorrido em abril de 2023 (clique aqui para relembrar).

Supercarretera no Paraguai

Com traçado paralelo à margem do Rio Paraná, a Supercarretera de Itaipu tem características similares à Avenida Tancredo Neves em Foz do Iguaçu.

Construída na década de 1970, a via dá acesso à usina de Itaipu no Paraguai e funciona como principal ligação entre Hernandarias e Ciudad del Este.

De acordo com os dados do Censo 2022 no Paraguai, Hernandarias tem 83.285 habitantes. Já a região metropolitana de Ciudad del Este, composta por quatro municípios, soma 578.920 moradores. A maioria (325.819) reside em Ciudad del Este.

Câmara pauta abertura de três CPIs na sessão desta terça-feira – H2FOZ

A Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu pautou, na sessão ordinária desta terça-feira, 3, requerimentos que pedem a abertura de três Comissões Parlamentares de ...
Ler mais →

Veja como está o preço da gasolina na Argentina em novembro de 2025 – H2FOZ

Os motoristas que vivem ou visitam a cidade argentina de Puerto Iguazú encontraram, nesse fim de semana, preços mais altos nos postos de combustíveis da ...
Ler mais →

Paraguai e Argentina iniciam restrições da piracema 2025–2026 – H2FOZ

Paraguai e Argentina deram início, entre domingo (2) e a madrugada desta segunda-feira (3), às restrições do período de piracema nas bacias dos rios Paraná ...
Ler mais →