A Fundação Vida Silvestre Argentina divulgou, nesta semana, imagens de uma nova onça-pintada residente na Reserva de Vida Silvestre Urugua-í, ao sul de Puerto Iguazú.
Leia também:
Veja o registro da onça Sami no lado brasileiro em 2022
De acordo com a análise das imagens, trata-se do macho Sami, filmado três anos atrás no lado brasileiro, no Parque Nacional do Iguaçu. O reconhecimento ocorreu por meio da análise das características físicas e do padrão da pelagem.
Em 2022, o H2FOZ noticiou sobre o avistamento da onça em território brasileiro. Na ocasião, internautas escolheram para o felino o nome Sami, proposto pelo Projeto Onças do Iguaçu. Conforme os autores, o nome significa “aquele que tem olhar inquieto”.
A circulação de onças-pintadas e outros predadores entre áreas de mata no Brasil e na Argentina possui farta documentação entre os pesquisadores, que ressaltam a importância da manutenção de corredores verdes entre as diferentes reservas naturais.
Criada em 1997, a Reserva de Vida Silvestre Urugua-í tem 3,2 mil hectares e fica em área conectada ao Parque Nacional Iguazú, lado argentino das Cataratas.
A onça Sami apareceu nas imagens de uma “armadilha fotográfica” instalada no interior da reserva. O equipamento, preso a uma árvore, começa a filmar quando os sensores detectam movimento nas proximidades.
O felino tem histórico de andanças pelas matas da fronteira entre Brasil e Argentina. Ademais do avistamento no Parque Nacional do Iguaçu, em 2022, há um registro de sua passagem por Campo Los Palmitos, no lado argentino, em 2024.