Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

outubro 11, 2025

Itaipu: projeto de revitalização do Refúgio participa de bienal de arquitetura – H2FOZ

Itaipu Binacional está participando da 14.ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. O evento, que começou no dia 18 de setembro, seguirá até 19 de outubro, no Pavilhão Oca, no Parque Ibirapuera.

Leia também:
Itaipu divulga balanço de investimentos na saúde em Foz do Iguaçu

De acordo com a empresa, duas maquetes e três painéis do projeto do Refúgio Biológico Bela Vista estão em exposição na Bienal. Após o encerramento do evento, os materiais ficarão em exibição em áreas internas da empresa.

As maquetes mostram a revitalização da Casa do Sol e da Lua e do Recinto das Onças-Pintadas no refúgio administrado por Itaipu. Já os painéis exibem a implantação geral do projeto, que conjuga elementos de sustentabilidade.

Jeferson Bofinger, da Divisão de Áreas Protegidas da binacional, disse que a curadoria da Bienal convidou Itaipu para a mostra, devido aos conceitos aplicados no projeto. Em 2025, o evento trabalha com o tema “Extremos: Arquiteturas para um Mundo Quente”.

“Para nós da Itaipu, este reconhecimento é muito importante, pois vai ao encontro das preocupações e das ações socioambientais defendidas pela empresa”, avaliou Bofinger.

Conforme a assessoria, mais de 200 projetos, de 25 países e 17 estados brasileiros, estão em exposição na 14.ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Além disso, o espaço — de dez mil metros quadrados — inclui 16 construções experimentais.

Concurso organizado por Itaipu

O projeto de revitalização do refúgio foi escolhido por Itaipu em 2023, por meio de um concurso organizado em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil. Um escritório de São Paulo venceu o processo, de um total de seis propostas inicialmente apresentadas.

Atualmente, o escritório está desenvolvendo os projetos básicos das intervenções. Após essa etapa, haverá a produção dos projetos executivos, com entrega até o final de março de 2026. Depois disso, ocorrerá a licitação para o início das obras.

(Com informações de Itaipu Binacional)

Tornado em cidade do estado foi da categoria F2: ventos de até 253 km/h – H2FOZ

O tornado que atingiu o bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, no fim da tarde de sábado (10), foi classificado como categoria F2 na ...
Ler mais →

APAE de Foz do Iguaçu abre PSS com salários de até R$ 6,5 mil – H2FOZ

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Foz do Iguaçu está com inscrições abertas para Processo Seletivo Simplificado (PSS) de contratação imediata ...
Ler mais →

Do Brasil ao Japão: Unila mapeia onde estão e para onde vão alunos formados – H2FOZ

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) lança o Mapa de Egressos para identificar onde estão e para onde vão os alunos formados na instituição, ...
Ler mais →