Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

junho 6, 2025

Fronteira: temporal provoca estragos no Paraguai e na Argentina – H2FOZ

O temporal que atingiu Foz do Iguaçu e cidades próximas, na madrugada desta quinta-feira (5), também provocou estragos nos países vizinhos. No Paraguai e na Argentina, moradores reportaram danos causados pela chuva e pelos fortes ventos.

Leia também:
Temporal da madrugada deixa família desalojada em Foz do Iguaçu
Tempestade afeta visitas às Cataratas do Iguaçu nesta quinta (5)

Em Ciudad del Este, o Arroio Amambay, que corta os bairros Che La Reina e 23 de Octubre, transbordou e invadiu casas do entorno. Ademais, as águas entraram em uma escola pública, que precisou suspender as aulas marcadas para o início da manhã.

Moradores e equipe policial tentam retirar veículo preso em meio à correnteza em Ciudad del Este.
Moradores e socorristas tentam retirar veículo preso em meio à correnteza em Ciudad del Este. Foto: Gentileza/Bomberos Voluntarios

De acordo com o balanço parcial, pelo menos 50 famílias reportaram perdas no bairro Che La Reina, onde a correnteza também arrastou carros pelas ruas. No 23 de Octubre, o número de famílias afetadas pelo temporal gira em torno de 20.

Em vários pontos do lado paraguaio, as fortes chuvas da madrugada e do início da manhã provocaram alagamentos e interditaram vias de circulação. No município de Presidente Franco, os arredores dos bairros San Roque e Fátima figuram entre os mais atingidos.

Já na área central de Ciudad del Este, próximo à Ponte da Amizade, camelôs relataram perdas devido à entrada da água nos postos de venda durante o temporal.

Temporal no lado argentino

Em Puerto Iguazú, o vento forte derrubou árvores e postes de energia no perímetro urbano, bem como danificou telhados e fachadas de estabelecimentos. Na manhã desta quinta, a maior parte do lado argentino da fronteira estava sem energia elétrica.

Temporal derrubou árvores em vários bairros de Puerto Iguazú.
Temporal derrubou árvores em vários bairros de Puerto Iguazú. Foto: Gentileza/Municipalidad

Além disso, as rajadas de vento registradas durante o temporal derrubaram uma torre de transmissão de rádio, com quase 90 metros de altura. Os danos, felizmente, foram apenas materiais.

No Parque Nacional Iguazú, lado argentino das Cataratas, árvores caídas bloquearam, momentaneamente, parte do acesso ao centro de visitantes e às trilhas. No início da tarde, contudo, as visitas turísticas estavam liberadas, à exceção do Sendero Macuco.

Tornado em cidade do estado foi da categoria F2: ventos de até 253 km/h – H2FOZ

O tornado que atingiu o bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, no fim da tarde de sábado (10), foi classificado como categoria F2 na ...
Ler mais →

APAE de Foz do Iguaçu abre PSS com salários de até R$ 6,5 mil – H2FOZ

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Foz do Iguaçu está com inscrições abertas para Processo Seletivo Simplificado (PSS) de contratação imediata ...
Ler mais →

Do Brasil ao Japão: Unila mapeia onde estão e para onde vão alunos formados – H2FOZ

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) lança o Mapa de Egressos para identificar onde estão e para onde vão os alunos formados na instituição, ...
Ler mais →