Foz do Iguaçu recebeu a visita do vice-cônsul dos Estados Unidos em São Paulo, Ricardo Viana, e da diplomata Jessica Gorayeb, do setor de Serviços ao Cidadão Americano.
Leia também:
Para EUA, Paraguai está entre os destinos turísticos mais seguros da América
Viana e Gorayeb participaram de uma reunião com representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Regional Oeste do Paraná. O encontro ocorreu na sede da entidade, localizada no Jardim Central.
Os representantes dos Estados Unidos foram recebidos em Foz do Iguaçu pelo vice-presidente regional, Carlos Silva, bem como pelos diretores Richardson Voltolini e Jeferson Amorim.
Conforme a assessoria da entidade hoteleira, a reunião teve como objetivo estreitar parcerias e ampliar o atendimento aos cidadãos estadunidenses que visitam a fronteira.
Turistas dos Estados Unidos estão, frequentemente, no Top 5 dos viajantes estrangeiros em Foz do Iguaçu, representando importante mercado para o destino. Somente em 2024, 70,8 mil visitantes dos EUA passaram pelo Parque Nacional do Iguaçu.
De acordo com Viana, o Consulado dos EUA em São Paulo (cuja abrangência inclui o Paraná) oferece diversos serviços aos cidadãos do país.
“O governo faz questão de atender os cidadãos americanos, sejam eles turistas ou residentes no exterior, oferecendo suporte em diferentes situações — desde casos simples, como o extravio de documentos, até demandas mais complexas, como a obtenção de assistência médica”, informou.
Escritórios dos EUA no Brasil
Em Foz do Iguaçu, não há uma representação consular oficial dos Estados Unidos. No Brasil, o país mantém a embaixada em Brasília e consulados em São Paulo, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro, bem como em Belo Horizonte, Fortaleza, Manaus e Salvador.
O Consulado de São Paulo, onde atuam Ricardo Viana e Jessica Gorayeb, é o mais próximo de Foz do Iguaçu em território brasileiro. Telefone 24 horas: +55 11 3250-5000. E-mail: saopauloacs@state.gov.
(Com informações da ABIH Regional Oeste)