Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

março 5, 2026

Cobrança de pedágio eletrônico no Paraná vira alvo de pedido de fiscalização – H2FOZ

Um ofício foi encaminhado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) solicitando a adoção de medidas fiscalizatórias diante de irregularidades nas cobranças de pedágio eletrônico no Lote 06 das rodovias concedidas no Paraná.

Leia também: Em Foz do Iguaçu, estado anuncia investimentos na educação

O Lote 06 corresponde às praças de pedágio localizadas nos municípios de Lindoeste, Ampére e Pato Branco, no Oeste e Sudoeste do estado. Os trechos são administrados pela concessionária EPR Iguaçu S.A.

Desde 23 de fevereiro, esses pontos passaram a operar com o sistema eletrônico de livre passagem, conhecido como free flow, que faz a cobrança automática sem a necessidade de parar o veículo.

A iniciativa partiu da deputada Luciana Rafagnin (PT). Conforme informações da parlamentar, usuários têm relatado cobranças indevidas nas tarifas aplicadas nas praças de Lindoeste e Ampére, tanto em veículos que utilizam tag quanto naqueles identificados pela leitura de placas.

Falhas comprometem a transparência

Entre os principais problemas estão o enquadramento incorreto da categoria dos veículos e a aplicação de valores acima da tarifa correta. 

Um dos casos ocorreu no dia 2 de março, na praça de Ampére. Um caminhão com três eixos, que deveria pagar R$ 40,20, teve cobrança registrada de R$ 53,60, resultando em R$ 50,92 após o desconto da tag, valor superior ao devido. 

Em Lindoeste, um carro pagou R$ 17,20 em uma passagem e, no retorno pelo mesmo pórtico, foram cobrados R$ 103,20 — como se fosse caminhão com reboque.

Para a deputada, as falhas comprometem a transparência do sistema e prejudicam os usuários das rodovias da Região Sudoeste. No ofício, ela pede que a ANTT apure as inconsistências registradas, determine a correção imediata do sistema de classificação tarifária e garanta a restituição dos valores cobrados indevidamente.

A parlamentar também ressaltou que, mesmo após acionarem os canais de atendimento da concessionária, muitos usuários relataram dificuldade para resolver os problemas.

(Com informações da assessoria de comunicação da ALEP)

Veículo com material semelhante a explosivos é interceptado em Itaipulândia – H2FOZ

Equipes policiais apreenderam material com características de explosivo dentro de um veículo Hyundai Santa Fé, com dois ocupantes, em Itaipulândia, a 70 quilômetros de Foz ...
Ler mais →

Rodas de conversa aproximam trilheiros da realidade do mercado de trabalho no Trilha Jovem Iguassu – H2FOZ

O projeto Trilha Jovem Iguassu tem proporcionado experiências transformadoras aos jovens participantes por meio de rodas de conversa e visitas técnicas que aproximam os trilheiros ...
Ler mais →

Tradicional Festa Junina do Colégio CAESP acontece neste domingo e convida toda a comunidade para uma manhã especial! – H2FOZ

O clima de festa já tomou conta do Colégio CAESP. Neste domingo, dia 21 de junho, das 8h30 às 14h, o CAESP abre suas portas ...
Ler mais →