O Paraná acaba de ganhar fábrica de eletrodomésticos de R$ 700 milhões. A Electrolux inaugurou sua nova instalação em José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, nesta sexta-feira, 22.
A previsão é de dois mil empregos gerados. O projeto contou com apoio do programa Paraná Competitivo, do Governo do Estado, com regime especial para redução da carga tributária dos eletrodomésticos produzidos na unidade.
A inauguração marca o início das operações da primeira fase do projeto da empresa no local. Assim, começará a produção nacional de ventiladores e liquidificadores, que anteriormente eram importados pela companhia.
Dentro do valor total, o item pesquisa e desenvolvimento dos novos produtos recebeu R$ 37 milhões. Além disso, o compromisso é que a planta seja 100% sustentável, alinhada à meta global da companhia de zerar as emissões de carbono nas operações até 2033.
Fábrica de eltros
Toda a energia elétrica consumida será de fontes renováveis e todos os veículos internos utilizados na operação, como empilhadeiras e transpaleteiras, serão 100% elétricos. A ideia é que nenhum resíduo seja enviado para aterros sanitários, informou a Agência Estadual de Notícias (AEN).
“A Electrolux poderia escolher qualquer país do mundo para construir esta fábrica e decidiu se instalar no Paraná, o que para nós é um orgulho muito grande”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), na inauguração.
O CEO da Electrolux Group, Leandro Jasiocha, reforçou que a fábrica no Paraná é o maior investimento feito pela Electrolux na América Latina. “O Brasil é o maior mercado do mundo para a empresa. Por isso, escolhemos uma localização estratégica, próxima ao Porto de Paranaguá e a um importante parque de fornecedores nossos, com acesso a mão de obra qualificada”, elencou.
A previsão é de que novas expansões aconteçam nos próximos dois anos. Ao final desse período, a planta terá capacidade instalada para entregar mais de cinco milhões de produtos por ano.
(Com informações da AEN)