A Semana dos Brechós e da Moda Sustentável está oficialmente instituída no Paraná por meio da aprovação do Projeto de Lei 38/2026 na Assembleia Legislativa do Paraná – Alep. A proposta reconhece o papel dos brechós como agentes de transformação social, geração de renda e incentivo ao empreendedorismo.
De autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), o evento será realizado anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
A nova legislação representa um importante avanço no fortalecimento da economia circular, do consumo consciente e da sustentabilidade no estado.
Entre os objetivos da semana estão a promoção do consumo responsável, o incentivo ao reaproveitamento de peças de vestuário, a valorização da moda circular e a redução dos impactos ambientais provocados pela indústria têxtil, considerada uma das que mais geram resíduos no mundo.
Leia também: Projeto Universidade Parceira avança na Assembleia Legislativa do Paraná – H2FOZ – Notícias de Foz do Iguaçu
A legislação também prevê que, durante a semana comemorativa, o Poder Executivo possa apoiar ações educativas, culturais e informativas. Segundo a deputada Marli Paulino, pretende-se incentivar feiras, exposições e eventos voltados à moda sustentável, em parceria com entidades públicas, privadas e empreendedores do setor.
(Com informações da assessoria de comunicação da Alep)