Servidores e fiscais da prefeitura de Ciudad del Este estão percorrendo, nesta semana, as ruas da área comercial da segunda maior cidade do Paraguai.
Leia também:
Compras no Paraguai: turistas brasileiros recuperam dinheiro após denúncias
Em material divulgado à imprensa, o poder público informa que a ação tem como objetivo conscientizar sobre o cumprimento da Lei n.º 1.334/98.
A normativa, complementada por uma série de outras disposições, estabelece regras para a defesa dos consumidores e dos usuários de serviços no Paraguai.
De acordo com a prefeitura, além da sensibilização de clientes e lojistas, os servidores também estão efetuando tarefas de controle e fiscalização.
Consumidores que fazem compras no lado paraguaio da fronteira têm à disposição os serviços do Escritório Municipal de Defesa do Consumidor.
A repartição, vinculada à prefeitura de Ciudad del Este, possui um contato no WhatsApp (+595 973 592792), que pode ser acionado por moradores e turistas.
Além disso, quem vai às compras no Paraguai pode procurar a Polícia Turística, cujo escritório fica na cabeceira paraguaia da Ponte da Amizade.
As ações de combate às fraudes e outras situações ilícitas têm o apoio das principais associações comerciais do Paraguai. Para entidades como a Câmara de Comércio e Serviços, por exemplo, os golpes trazem prejuízos à cidade como um todo.
Os viajantes também podem consultar o Guia de Segurança para Turistas em Foz do Iguaçu e Fronteira. O conteúdo, publicado na íntegra na internet, possui dicas para evitar problemas e lista com contatos úteis no Brasil, Paraguai e Argentina.