Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

novembro 22, 2025

Anvisa proíbe importação de canetas de tirzepatida (Mounjaro do Paraguai) – H2FOZ

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nessa quinta-feira (20), esclarecimento sobre as resoluções da autarquia a respeito das canetas de tirzepatida, também conhecidas como “Mounjaro do Paraguai”.

Leia também:
Carro com dois casais levava 400 canetas injetáveis avaliadas em R$ 748 mil

De acordo com a Anvisa, estão proibidas a “importação, distribuição, comercialização, fabricação, propaganda e uso de medicamentos à base de agonistas do GLP-1”, as canetas antiobesidade, que não tenham registro no Brasil.

As proibições valem para os produtos T.G. 5 (RE 4030), Lipoless (RE 3676) e Lipoless Éticos (RE 4641), bem como Tirzazep Royal Pharmaceuticals (RE 4641) e T.G. Indufar (RE 4641). Éticos, Royal Pharmaceuticals e Indufar são laboratórios farmacêuticos do Paraguai.

Conforme a Anvisa, as proibições têm “o propósito de coibir o desvio de uso desses produtos, a fim de proteger a saúde da população”. Como “desvio de uso”, a agência cita, por exemplo, a venda indiscriminada dos produtos adquiridos no Paraguai.

“Medicamentos sem registro no Brasil só podem ser importados de forma excepcional e para uso exclusivamente pessoal, mediante prescrição médica e o cumprimento de requisitos adicionais”, esclarece a autarquia.

“Porém, nos casos em que a Anvisa publica proibição específica, a importação, por qualquer modalidade, também fica suspensa”, complementa.

Para ler a nota da Anvisa, na íntegra, clique aqui.

Fiscalização no Paraguai

Em Ciudad del Este, a Direção Nacional de Vigilância Sanitária (Dinavisa) do Paraguai também tem apertado o cerco contra a venda irregular de medicamentos.

Nesta semana, duas farmácias na área central da cidade sofreram sanção de fechamento temporário devido à falta de controle na comercialização de “canetas” para estrangeiros. Além disso, o depósito de uma loja foi interditado pelas autoridades pelo mesmo motivo.

De acordo com a Dinavisa, a população deve evitar comprar produtos sem garantia de procedência, sob risco de efeitos adversos ao organismo.

Polícia encontra 75 mil maços de cigarro em casa usada como depósito em Foz do Iguaçu – H2FOZ

Forças de segurança apreenderam um carregamento de aproximadamente 75 mil maços de cigarro, na madrugada de quarta-feira, 26, em uma casa na Vila A usada ...
Ler mais →

Concessionária do pedágio na região lança site em espanhol – H2FOZ

Responsável pelo pedágio em 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, a concessionária EPR Iguaçu lançou uma página especial em espanhol. ...
Ler mais →

Ex-prefeito de Ciudad del Este está proibido de vir a Foz do Iguaçu – H2FOZ

Destituído no último mês de agosto, o agora ex-prefeito de Ciudad del Este Miguel Prieto está proibido de cruzar a fronteira em direção a Foz ...
Ler mais →