Em um esquema de contrabando na fronteira, carretas do Paraguai entram no Brasil com pneus novos e retornam com sucatas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) mira o entra e sai das carretas na região.
Em Cascavel (PR), no Oeste, a PRF tem flagrado constantemente carretas do país vizinho voltando com pneus em mau estado de conservação. A situação possivelmente envolve o esquema de contrabando.
Multas de trânsito são aplicadas, e os veículos, recolhidos até a regularização das condições de segurança. Porém, nessa sexta-feira, 2, foi possível flagrar o ilícito.
Durante rondas na região, os policiais perceberam movimentação incomum em um estabelecimento cascavelense. Na verificação, a PRF detectou pneus de origem estrangeira sendo desmontados, enquanto outros — usados e sem condições de rodar — seriam colocados em uma carreta paraguaia.
Pneu do Paraguai
O motorista, de 31 anos, é morador de Santa Rita, no Paraguai. Aos policiais, ele “revelou que trouxe os pneus do país de origem rodando no próprio veículo e realizava a troca por pneus usados na borracharia”, apontou a corporação.
Os produtos contrabandeados seriam entregues a clientes em território nacional. A carreta não transportava carga. Conforme o condutor, o veículo retornaria ao Paraguai vazio e com os pneus usados.
“Na borracharia estavam apenas montadores, que informaram estar realizando exclusivamente a desmontagem e a montagem dos pneus no veículo”, pontuou a PRF.
Ao todo, 20 pneus foram apreendidos e entregues à Receita Federal. O motorista foi qualificado e deve responder pelo crime de contrabando.