Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

outubro 23, 2025

Educação abre período de rematrícula para CMEIs e escolas municipais – H2FOZ

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) de Foz do Iguaçu abriu o período de rematrículas para os centros municipais de educação infantil (CMEIs) e escolas da rede municipal. O processo ocorre em etapas e datas diferentes, conforme a modalidade e a faixa etária dos alunos.

Nos dias 22 e 23 de outubro, devem rematricular-se os estudantes das turmas de Infantil 3 e 4 que permanecerão na mesma unidade. Nesse mesmo período, as famílias que pretendem transferir o filho para outro CMEI já podem solicitar a declaração de matrícula, documento necessário para o pedido de transferência em 2026.

Entre os dias 27 e 28 de outubro, as famílias que solicitaram a declaração deverão procurar o CMEI pretendido para efetivar a matrícula, segundo a disponibilidade de vagas. Nessas mesmas datas, os alunos do Infantil 4 que irão ingressar no Infantil 5 das escolas municipais deverão procurar diretamente a secretaria da escola desejada, levando a declaração emitida pelo CMEI de origem.

Cada unidade — escola ou CMEI — organiza o atendimento conforme sua realidade e fluxo de famílias.

Escolas municipais

Nas escolas municipais, o período de 22 e 23 de outubro é destinado aos alunos do Infantil 5, que em 2026 ingressarão no primeiro ano do ensino fundamental e permanecerão na mesma unidade.

Já nos dias 27 e 28 de outubro, as famílias de alunos do Infantil 4 que quiserem matriculá-los no Infantil 5 deverão procurar diretamente a secretaria da escola desejada, apresentando a declaração emitida pelo CMEI de origem.

Rematrículas dos demais alunos

De 3 a 7 de novembro, os CMEIs realizarão as rematrículas das turmas de Infantil, Infantil 1 e Infantil 2. Nesse mesmo período, as escolas municipais rematricularão os estudantes do primeiro ao quarto ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) — primeiro semestre, além de novas matrículas para essa modalidade.

“Essas datas são muito importantes, porque é o momento de garantir a continuidade da vaga do seu filho para o próximo ano, sem necessidade de filas ou aglomerações. A rematrícula assegura a vaga automaticamente, então não é preciso madrugar nas unidades nem tentar fazer o processo em mais de um local”, destacou a diretora de Planejamento e Gestão Escolar, Tatiane do Carmo.

Mudança de unidade

O procedimento de mudança de unidade para alunos de Infantil 3 e 4 (2025) também deve ser feito nesse período.

Quem não conseguir realizar o processo agora poderá cadastrar o filho na lista de espera de Infantil 4 e 5 (2026) a partir de 1.º de dezembro de 2025.

Já nas escolas municipais, os pedidos de transferência e os cadastros na lista de espera terão início em 21 de janeiro de 2026. As datas para novas matrículas serão divulgadas em breve.

(Com informações da Agência Municipal de Notícias)

Prefeitura anuncia Natal, mas conta com Câmara para aprovar parte do recurso – H2FOZ

A Prefeitura de Foz do Iguaçu acaba de anunciar as datas do Natal 2025, mas ainda depende da Câmara de Vereadores para aprovar parte dos ...
Ler mais →

Foz do Iguaçu poderá ter temporal na sexta (7), alerta meteorologia – H2FOZ

A julgar pelo céu praticamente sem nuvens do fim de tarde de quinta-feira (6) em Foz do Iguaçu, não parece. Entretanto, a meteorologia prevê riscos ...
Ler mais →

Preço das passagens de ônibus na Argentina tem aumento de 30% – H2FOZ

O governo da província argentina de Misiones autorizou, em resoluções publicadas no Diário Oficial, o reajuste das tarifas de ônibus de média distância. Leia também:Paraguai ...
Ler mais →