A Secretaria Municipal da Educação (Smed) de Foz do Iguaçu abriu o período de rematrículas para os centros municipais de educação infantil (CMEIs) e escolas da rede municipal. O processo ocorre em etapas e datas diferentes, conforme a modalidade e a faixa etária dos alunos.
Nos dias 22 e 23 de outubro, devem rematricular-se os estudantes das turmas de Infantil 3 e 4 que permanecerão na mesma unidade. Nesse mesmo período, as famílias que pretendem transferir o filho para outro CMEI já podem solicitar a declaração de matrícula, documento necessário para o pedido de transferência em 2026.
Entre os dias 27 e 28 de outubro, as famílias que solicitaram a declaração deverão procurar o CMEI pretendido para efetivar a matrícula, segundo a disponibilidade de vagas. Nessas mesmas datas, os alunos do Infantil 4 que irão ingressar no Infantil 5 das escolas municipais deverão procurar diretamente a secretaria da escola desejada, levando a declaração emitida pelo CMEI de origem.
Cada unidade — escola ou CMEI — organiza o atendimento conforme sua realidade e fluxo de famílias.
Escolas municipais
Nas escolas municipais, o período de 22 e 23 de outubro é destinado aos alunos do Infantil 5, que em 2026 ingressarão no primeiro ano do ensino fundamental e permanecerão na mesma unidade.
Já nos dias 27 e 28 de outubro, as famílias de alunos do Infantil 4 que quiserem matriculá-los no Infantil 5 deverão procurar diretamente a secretaria da escola desejada, apresentando a declaração emitida pelo CMEI de origem.
Rematrículas dos demais alunos
De 3 a 7 de novembro, os CMEIs realizarão as rematrículas das turmas de Infantil, Infantil 1 e Infantil 2. Nesse mesmo período, as escolas municipais rematricularão os estudantes do primeiro ao quarto ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) — primeiro semestre, além de novas matrículas para essa modalidade.
“Essas datas são muito importantes, porque é o momento de garantir a continuidade da vaga do seu filho para o próximo ano, sem necessidade de filas ou aglomerações. A rematrícula assegura a vaga automaticamente, então não é preciso madrugar nas unidades nem tentar fazer o processo em mais de um local”, destacou a diretora de Planejamento e Gestão Escolar, Tatiane do Carmo.
Mudança de unidade
O procedimento de mudança de unidade para alunos de Infantil 3 e 4 (2025) também deve ser feito nesse período.
Quem não conseguir realizar o processo agora poderá cadastrar o filho na lista de espera de Infantil 4 e 5 (2026) a partir de 1.º de dezembro de 2025.
Já nas escolas municipais, os pedidos de transferência e os cadastros na lista de espera terão início em 21 de janeiro de 2026. As datas para novas matrículas serão divulgadas em breve.
(Com informações da Agência Municipal de Notícias)