Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

agosto 29, 2025

Jovens de 20 a 29 anos devem vacinar-se contra o sarampo – H2FOZ

Jovens de 20 a 29 anos devem vacinar-se contra o sarampo. A advertência é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que reforça a prevenção ante o aumento expressivo de casos em países da América do Sul.

Há risco de reintrodução da doença pelas fronteiras com Argentina e Paraguai, conforme o órgão. Além disso, o estado tem proximidade com a Bolívia, que faz fronteira com os três países e vive um surto da doença.

Diante desse cenário, a Divisão de Imunização da Sesa está alinhando ações com representantes municipais. O objetivo é reforçar orientações frente ao quadro regional. Além de estimular os jovens, o órgão estadual de saúde recomenda a busca ativa por crianças que ainda não receberam a segunda dose.

“A doença está cercando o Brasil e cercando o Paraná. Mesmo com a maior cobertura vacinal de tríplice viral do país, precisamos manter vigilância constante e ampliar a proteção”, explica o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Por isso, estamos abrindo a possibilidade de reforço vacinal para jovens adultos, que foram os mais afetados no último surto.”

Vacina contra o sarampo

A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do Paraná. Cidades de fronteira, como Foz do Iguaçu, e regiões estratégicas estão entre os pontos de maior atenção da Sesa.

O estado não registra casos de sarampo desde 2020 e tem a maior cobertura vacinal de tríplice viral em segunda dose do Brasil, com 79,80%, superando São Paulo (79,50%), Distrito Federal (79,24%) e Minas Gerais (78,82%). Para a primeira dose, o Paraná figura entre as cinco melhores coberturas do país, com 93,43%.

Surto de sarampo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) cita que as Américas (Sul, Norte e Central) registraram 7.132 casos de sarampo entre janeiro e junho deste ano, com 13 mortes. Esse número é 29 vezes maior que no mesmo período de 2024, quando haviam sido contabilizados apenas 244 casos. Na América do Sul, a Bolívia vive um surto, com mais de 270 ocorrências; a Argentina soma 34 casos; e o Paraguai, 21.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Oficina Blecaute & Luz traz conhecimentos sobre iluminação cênica – H2FOZ

Aos profissionais do teatro e produtores culturais, uma oportunidade! O projeto Blecaute & Luz está com inscrições abertas até o dia 21 de setembro, domingo. ...
Ler mais →

Audiência debate revitalização do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu – H2FOZ

A proposta de revitalização do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu foi tema de audiência pública realizada nessa quinta-feira, 18. O encontro teve como ...
Ler mais →

Conforto e segurança: New Zone oferece transporte exclusivo para clientes – H2FOZ

Por décadas, muitas pessoas encararam a travessia da Ponte da Amizade com receio, sobretudo pela sensação de insegurança. Agora, a loja New Zone Importados, em ...
Ler mais →