O Núcleo de Paranaguá do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) conduziu operação para desmantelar esquema de tráfico de drogas no litoral do Paraná, com um mandado judicial cumprido em Foz do Iguaçu. A ação ocorreu nesta quarta-feira, 30.
O GAECO e um núcleo do Ministério Público do Paraná (MPPR). Os 50 mandados, 24 de prisão e 26 de busca e apreensão, foram executados contra os alvos com o apoio das polícias Civil e Militar e da Força Nacional.
A operação comandada pelo GAECO de Paranaguá é a fase final da investigação, que foi iniciada em maio de 2024. Na ocasião, foi constatada a existência de uma “organização criminosa complexa, estruturada e armada voltada ao tráfico de drogas na região do litoral paranaense”.
O comércio de drogas em Paranaguá, realizado no varejo, seria controlado principalmente por uma mulher investigada e presa anteriormente na Operação Nêmesis. Sob seu controle, uma rede de fornecedores na região metropolitana de Curitiba e em Santa Catarina — também já presos na Operação Supply.
A estrutura, prossegue o GAECO, contaria ainda com “aliados locais para a distribuição e venda de drogas”. As operações Espelho Quebrado e Teia ampliaram as informações. Entre os investigados estão um policial militar — que foi afastado das funções — e uma advogada.
A Justiça determinou o bloqueio e sequestro de valores nas contas dos investigados. Nesta manhã, o delegado responsável pelas investigações dará entrevista, detalhando as apurações e a forma de atuação do grupo.
As ordens expedidas pela 2.ª Vara Criminal de Paranaguá foram cumpridas em:
- Paranaguá;
- Pontal do Paraná;
- Foz do Iguaçu.