Com edição atualizada, o Mapa do Enoturismo Paranaense, rota que alia vinho e turismo, inclui uma cidade do Oeste: Santa Helena, com a vinícola Di Turra. Ao todo, o roteiro inclui 18 espaços pelo estado, treze deles com visitas guiadas pelas etapas da produção do vinho, dos parreirais à taça.
A Di Turra é um empreendimento de três irmãs que, com o exercício das profissões pausado, desafiaram as incertezas da pandemia para criar o próprio vinho. A receita do sucesso inclui uva selecionada e cuidado no cultivo e na produção, além de tecnologia.
“Quando você visita a nossa vinícola, tem a oportunidade de conhecer de perto todo o processo de produção”, convida o informe da vinícola em Santa Helena. “Desde o vinhedo, passando pela sala de barricas até a adega, você poderá aprender mais sobre a arte de fazer vinhos e degustar os nossos rótulos mais especiais.”
Rota turística do vinho
O novo mapa do enoturismo está disponível no site do Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo do estado. A versão impressa é distribuída nas vinícolas ligadas à Associação de Vitivinicultores do Paraná (Vinopar) e levada a feiras e exposições de turismo, nacionais e internacionais.
O roteiro foi elaborado pela Vinopar, em parceria com o Viaje Paraná e a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB). Valoriza os vinhos estaduais e as visitas de turistas a propriedades que cultivam uva e produzem itens derivados da fruta.
O roteiro passa por 18 vinícolas qualificadas, distribuídas em 15 municípios. As opções para a imersão na cultura do vinho vão de Curitiba e Região Metropolitana ao Oeste; das regiões Sul à parte Norte. Abarcam rótulos especiais e premiados, entre vinhos de mesa, finos e espumantes.
Das 18 vinícolas, treze oferecem visitas guiadas pelos espaços, proporcionando aos turistas um maior contato com várias etapas da produção do vinho, dos parreirais à taça. De maneira didática, o mapa também destaca locais que contam com:
- restaurantes e hospedagem;
- wine gardens (piquenique);
- lojas;
- degustações;
- espaços de eventos.
“O enoturismo é uma vertente do turismo gastronômico, porém, por conta de seu alcance, consegue ter características próprias”, pontua Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. “O Paraná conta com um grande potencial quando se trata desse tipo de produção, sendo uma referência em qualidade e exclusividade, com vinícolas que carregam uma história”, completa.
A Vinopar estima em aproximadamente 3,7 mil hectares de uvas de mesa e finas plantadas no estado. Esse quantitativo resulta em mais de 40 mil toneladas de uvas de mesa e cerca de 700 toneladas de uvas finas processadas por ano, como Bordô, Niágara, Casca Dura, Cabernet Sauvignon, Merlot, Malvásia e Chardonnay.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)