Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

abril 6, 2025

Vida na fronteira trinacional: afinal, que horas são no Paraguai? – H2FOZ

No primeiro domingo de outubro de 2024, o Paraguai entrou no horário de verão e adiantou os relógios em uma hora. Com isso, Ciudad del Este passou a estar no fuso -3 GMT, o mesmo do Brasil (hora de Brasília) e da Argentina.

Leia também:
Congresso do Paraguai aprova lei que muda o horário oficial do país

Como em todos os anos, a medida deveria ter durado por seis meses, com o retorno ao fuso -4 GMT no terceiro domingo de março de 2025.

Entretanto, no meio do caminho, uma lei aprovada por deputados e senadores alterou a hora oficial do Paraguai. O país agora passa a estar, definitivamente, no fuso -3 GMT.

(Nota da redação: -3 GMT significa “três horas a menos em relação ao Meridiano de Greenwich”, a hora zero universal).

Confuso(a)? O H2FOZ ajuda a explicar o que a mudança significa, na prática, para quem mora na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Com o Paraguai no mesmo fuso dos vizinhos o ano inteiro, já não há mais diferença de horário entre Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú.

Assim, quando é meio-dia em Foz e na Argentina, é meio-dia também na margem paraguaia do Rio Paraná.

Até o ano passado, o Paraguai estaria uma hora atrás em seu “horário de inverno” (aplicado entre março e outubro). Agora, tal horário não existe mais.

Paraguai e Mato Grosso do Sul

Por outro lado, na fronteira seca entre Paraguai e Mato Grosso do Sul, a mudança trouxe estranheza para os moradores locais.

Isso porque Mato Grosso do Sul está no fuso -4 GMT, uma hora atrás em relação a Brasília. Com o Paraguai em -3 GMT, o país vizinho passa a estar à frente do lado brasileiro nos ponteiros.

Quando der meio-dia em Ponta Porã (MS), por exemplo, os relógios já estarão marcando 13h na paraguaia Pedro Juan Caballero. Altamente conectadas, as duas cidades estão separadas apenas por uma “avenida internacional”.

Oficina Blecaute & Luz traz conhecimentos sobre iluminação cênica – H2FOZ

Aos profissionais do teatro e produtores culturais, uma oportunidade! O projeto Blecaute & Luz está com inscrições abertas até o dia 21 de setembro, domingo. ...
Ler mais →

Audiência debate revitalização do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu – H2FOZ

A proposta de revitalização do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu foi tema de audiência pública realizada nessa quinta-feira, 18. O encontro teve como ...
Ler mais →

Conforto e segurança: New Zone oferece transporte exclusivo para clientes – H2FOZ

Por décadas, muitas pessoas encararam a travessia da Ponte da Amizade com receio, sobretudo pela sensação de insegurança. Agora, a loja New Zone Importados, em ...
Ler mais →