Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

fevereiro 8, 2026

Filha de moradores da Vila C, a 1.ª criança que nasceu no Hospital de Itaipu – H2FOZ

A primeira criança nascida no recém-inaugurado Hospital de Itaipu foi uma menina, filha de Vilma Mariano Martins e Euzébio Martins, residentes no Conjunto Habitacional “C”, a Vila C. O nascimento ocorreu em 5 de julho de 1979, reportou o Informativo Unicon.

O conteúdo está disponível para acesso gratuito no Museu da Imprensa de Foz do Iguaçu. O acervo reúne quase 20 mil páginas digitalizadas, de 21 periódicos, que registram seis décadas de memória, personagens e vida da cidade. A primeira edição é de 1953.

Quinta filha do casal, então junto havia sete anos, a menina recebeu o nome de Rosângela Aparecida e veio ao mundo de parto normal. As três primeiras crianças nasceram em casa, assistidas por parteira, enquanto as duas últimas foram atendidas em ambiente hospitalar, narrou a publicação institucional.

Do Madeirinha ao novo hospital

A mãe relatou ter sentido maior segurança com o parto hospitalar. “O atendimento num hospital é muito mais seguro e mais ainda neste novo hospital. Agora, passo a dieta tranquilamente”, reproduziu o jornal.

A penúltima filha, contou Vilma, nasceu no então Hospital Madeirinha, que atendia empregados da obra da Itaipu Binacional antes da conclusão do novo hospital.

O pai, Euzébio, era pedreiro e tinha dois anos e meio de trabalho no canteiro de obras da usina, como funcionário da Unicon.

Acesse o conteúdo original e na íntegra.

Museu da Imprensa

Acervo digital de jornais, revistas e publicações impressas de Foz do Iguaçu, com acesso público e gratuito. Reúne documentos que testemunham a trajetória do município e de sua gente, em imbricação com as Três Fronteiras — Argentina, Brasil e Paraguai.

A coleção inicial reúne quase 20 mil páginas, cobrindo um período histórico de seis décadas, a partir de 1953. O conteúdo é resultado do esforço coletivo de resgate, preservação e valorização desse patrimônio. O projeto é uma iniciativa da Associação Guatá, com apoio da Itaipu Binacional.

Acessewww.museudaimprensafoz.com.br

Siga@museudaimprensafoz

Participe do grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CSurBq3JBozGLRAN0aUfyI

PIB em queda e renda menor em Foz do Iguaçu: atenção econômica e social – H2FOZ

Desenvolvimento resulta de um conjunto de fatores, entre os quais a produção de riqueza e sua distribuição, compondo fórmula mais ampla que deve levar à ...
Ler mais →

Acidente na Perimetral Leste deixa cinco pessoas feridas em Foz do Iguaçu – H2FOZ

Acidente na Perimetral Leste, em Foz do Iguaçu, deixou cinco pessoas feridas na manhã deste domingo, 15. A ocorrência foi atendida pela Polícia Rodoviária Federal ...
Ler mais →

Samba ao Porto Meira une rios, memórias e afetos além da história oficial de Foz – H2FOZ

Um corredor turístico é feito de quê, além de ser rota para cartões-postais? De gente, memória, rios, ancestralidade, encontros e acolhimento, no caso do Porto ...
Ler mais →