Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

junho 15, 2025

Baixa vacinação agrava casos de doenças respiratórias, alerta Saúde – H2FOZ

Em Foz do Iguaçu, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, alertou sobre o perigo da baixa procura pela vacinação contra a influenza no Paraná. A agenda na cidade foi cumprida nessa sexta-feira, 13.

Ele reforçou que a imunização gratuita está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBSs). As doses evitam quadros graves e internações, principalmente entre crianças e idosos.

“Temos vacina contra a gripe, e ela é efetiva. Não impede totalmente a infecção, mas reduz a gravidade da doença e a chance de internações e óbitos”, afirmou. Vírus como o influenza A, disse, hoje são responsáveis por 40% dos casos de síndrome respiratória aguda grave. A covid-19 caiu para menos de 1%.

Doenças respiratórias em Foz

Levantamento na Região Oeste enfatiza essa preocupação: das 250 crianças que foram internadas no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu em 2025 por doenças respiratórias, apenas 18 estavam vacinadas.

A Secretaria de Estado da Saúde chama atenção para o agravamento dos quadros em crianças pequenas. Sobretudo, adverte, por infecções com o vírus sincicial respiratório (VSR), que pode evoluir para bronquiolite e exigir internação em UTI — para o qual não há vacina disponível no SUS.

O Paraná aplicou 2.590.251 doses da vacina contra a influenza. A cobertura vacinal entre os públicos prioritários segue abaixo da meta de 90%, assim distribuída:

  • crianças: 35,25%;
  • gestantes: 31,76%;
  • idosos (grupo com maior risco de complicações): 47,16%.

Em 2025, o Paraná já registrou 12.011 internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), com 598 óbitos. Entre os casos, 1.379 tiveram confirmação para influenza; 560, para covid-19; 3.043 foram associados a outros vírus respiratórios; e 2.096 permanecem em investigação.

Novos leitos

A Secretaria da Saúde autorizou a abertura de 77 novos leitos em hospitais das regiões Oeste e Norte. A medida dá sequência a um plano de contingência, elaborado pelo estado, responsável pela abertura de outros 58 leitos que já recebem pacientes.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Denise Stoklos: uma conversa sobre carreira, teatro e lutas sociais – H2FOZ

Denise Stoklos, atriz, dramaturga, ensaiadora e um dos maiores nomes do teatro contemporâneo brasileiro, foi uma das grandes atrações do Festival de Culturas da Unila. ...
Ler mais →

Curso de motorista de ônibus abre vagas exclusivas para mulheres – H2FOZ

A Viação Santa Clara (Visac) abre, nesta quarta-feira, 17, inscrições para uma edição especial do curso Desenvolvendo Condutores, voltada exclusivamente para mulheres. A empresa opera ...
Ler mais →

Gratuito, curso de Promotoras Legais tem inscrição aberta até esta quarta, 17 – H2FOZ

Estão abertas, até esta quarta-feira, 17, as inscrições para o curso de Promotoras Legais Populares da Fronteira, formação voltada a fortalecer a luta contra a ...
Ler mais →