Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

junho 15, 2025

Baixa vacinação agrava casos de doenças respiratórias, alerta Saúde – H2FOZ

Em Foz do Iguaçu, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, alertou sobre o perigo da baixa procura pela vacinação contra a influenza no Paraná. A agenda na cidade foi cumprida nessa sexta-feira, 13.

Ele reforçou que a imunização gratuita está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBSs). As doses evitam quadros graves e internações, principalmente entre crianças e idosos.

“Temos vacina contra a gripe, e ela é efetiva. Não impede totalmente a infecção, mas reduz a gravidade da doença e a chance de internações e óbitos”, afirmou. Vírus como o influenza A, disse, hoje são responsáveis por 40% dos casos de síndrome respiratória aguda grave. A covid-19 caiu para menos de 1%.

Doenças respiratórias em Foz

Levantamento na Região Oeste enfatiza essa preocupação: das 250 crianças que foram internadas no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu em 2025 por doenças respiratórias, apenas 18 estavam vacinadas.

A Secretaria de Estado da Saúde chama atenção para o agravamento dos quadros em crianças pequenas. Sobretudo, adverte, por infecções com o vírus sincicial respiratório (VSR), que pode evoluir para bronquiolite e exigir internação em UTI — para o qual não há vacina disponível no SUS.

O Paraná aplicou 2.590.251 doses da vacina contra a influenza. A cobertura vacinal entre os públicos prioritários segue abaixo da meta de 90%, assim distribuída:

  • crianças: 35,25%;
  • gestantes: 31,76%;
  • idosos (grupo com maior risco de complicações): 47,16%.

Em 2025, o Paraná já registrou 12.011 internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), com 598 óbitos. Entre os casos, 1.379 tiveram confirmação para influenza; 560, para covid-19; 3.043 foram associados a outros vírus respiratórios; e 2.096 permanecem em investigação.

Novos leitos

A Secretaria da Saúde autorizou a abertura de 77 novos leitos em hospitais das regiões Oeste e Norte. A medida dá sequência a um plano de contingência, elaborado pelo estado, responsável pela abertura de outros 58 leitos que já recebem pacientes.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Câmara pauta abertura de três CPIs na sessão desta terça-feira – H2FOZ

A Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu pautou, na sessão ordinária desta terça-feira, 3, requerimentos que pedem a abertura de três Comissões Parlamentares de ...
Ler mais →

Veja como está o preço da gasolina na Argentina em novembro de 2025 – H2FOZ

Os motoristas que vivem ou visitam a cidade argentina de Puerto Iguazú encontraram, nesse fim de semana, preços mais altos nos postos de combustíveis da ...
Ler mais →

Paraguai e Argentina iniciam restrições da piracema 2025–2026 – H2FOZ

Paraguai e Argentina deram início, entre domingo (2) e a madrugada desta segunda-feira (3), às restrições do período de piracema nas bacias dos rios Paraná ...
Ler mais →