Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

junho 24, 2025

Assembleia celebra reconhecimento ao queijo colonial do Sudoeste do Paraná – H2FOZ

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) celebrou, na semana passada, o reconhecimento oficial obtido pelo queijo colonial do Sudoeste do Paraná.

Leia também:
Cidade da região pleiteia o título de “Capital Paranaense do Melado”

A partir de agora, os queijos típicos da região poderão contar com o registro de Indicação Geográfica (IG), concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Assim, será possível fortalecer a marca “queijo colonial do Sudoeste do Paraná” e obter maior valor de mercado para o produto.

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia, o deputado estadual Wilmar Reichembach (PSD) celebrou a conquista e destacou a qualidade da iguaria.

“É um produto único, que se compara aos queijos famosos de Minas Gerais”, apontou. “Tudo começa na pequena indústria familiar, e a Associação dos Produtores do Sudoeste tem feito um trabalho excelente, que merece o nosso reconhecimento.”

O processo de obtenção da IG para o produto do Sudoeste contou com o apoio do Governo do Paraná, Sebrae/PR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Cresol, bem como de prefeituras e produtores da região.

O Sudoeste do Paraná tem, atualmente, cerca de 60 queijarias formais e outras cem iniciativas com potencial de formalização. A região faz parte da Rota do Queijo Paranaense, criada para fomentar o turismo rural e possibilitar novos negócios.

Queijo colonial do Sudoeste do Paraná

A Indicação Geográfica aprovada para o queijo colonial do Sudoeste do Paraná abrange 42 municípios da região e estabelece características para que o produto seja reconhecido como tal.

De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, cerca de 25% dos queijeiros do estado do Paraná estão concentrados no Sudoeste.

Desde 2024, o queijo colonial produzido na região está inscrito como Patrimônio de Natureza Cultural Imaterial do Paraná, por meio da Lei Estadual n.º 21.966.

(Com informações do Sebrae e da Assembleia Legislativa)

Parque das Aves promove atividade especial em alusão às corujas – H2FOZ

O Parque das Aves convida quem for visitar o local, na próxima segunda-feira (4), a participar de uma programação educativa. A ação é em comemoração ...
Ler mais →

Conferência define políticas para as mulheres e elege delegadas à etapa nacional – H2FOZ

Em Foz do Iguaçu, a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres definiu políticas e elegeu delegadas à etapa nacional. Foram três dias de debates ...
Ler mais →

Assembleia terá sessões e interiorização levada a duas cidades – H2FOZ

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALE), no pós-recesso parlamentar, na próxima semana terá sessões e interiorização em duas cidades. Agenda também conta com lançamento de ...
Ler mais →