Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

fevereiro 5, 2026

Carnaval aquece turismo no Paraná e impulsiona reservas em hotéis – H2FOZ

O carnaval vai aquecer o turismo no Paraná e já se reflete diretamente na rede de hospedagem. Neste ano, a folia, com folga prolongada, ocorrerá de 14 a 17 de fevereiro, e hotéis e pousadas registram alta procura antecipada.

Conforme dados compilados pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA), a projeção é de aumento no número de hóspedes e no tempo de permanência. Nos destinos mais procurados do estado, as reservas superam 90%. O carnaval atente a todos os gostos, da folia ao descanso — duas possibilidades que convergem para o turismo.

“Turismo é uma engrenagem poderosa, que ajuda no crescimento econômico e social dos municípios. Quando o governo estadual fomenta o setor e promove o Paraná como destino qualificado, comércio, hotéis e profissionais locais são recompensados, porque gera renda, empregos e valoriza a identidade local”, afirma o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos.

Para 2026, o fluxo de visitantes promete ser intenso. Em Curitiba, por exemplo, duas atrações principais devem atrair juntas mais de 85 mil pessoas. Os desfiles das escolas de samba, que integram o cronograma oficial, têm expectativa de reunir mais de 50 mil foliões, enquanto a Zombie Walk deve receber outras 35 mil pessoas. Cidades como Foz do Iguaçu também têm programações carnavalescas.

Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Carnaval de 2026 pode bater recorde de movimentação financeira no Brasil, alcançando R$ 14,48 bilhões. No Paraná, a Fecomércio-PR projeta resultado superior ao de 2025, quando as atividades típicas do turismo movimentaram cerca de R$ 712 milhões, incluindo bares, restaurantes, transportes e hotéis.

“Desde o pós-pandemia, o turismo paranaense cresce mês a mês, acima da média nacional. O faturamento previsto para este ano deve superar 2025 e gerar reflexos positivos em Curitiba, no litoral, em Foz do Iguaçu e em outros polos regionais, com mais visitantes consumindo serviços e gerando renda às empresas e profissionais”, explica Giovanni Bagatini, coordenador da Câmara de Turismo da Fecomércio-PR.

Carnaval no Paraná

Com programação intensa que reúne festas tradicionais, eventos alternativos, atividades em atrativos turísticos e opções em meio à natureza, o Paraná oferece experiências variadas para diferentes perfis de viajantes durante o carnaval. Clique aqui para conferir.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

PIB em queda e renda menor em Foz do Iguaçu: atenção econômica e social – H2FOZ

Desenvolvimento resulta de um conjunto de fatores, entre os quais a produção de riqueza e sua distribuição, compondo fórmula mais ampla que deve levar à ...
Ler mais →

Acidente na Perimetral Leste deixa cinco pessoas feridas em Foz do Iguaçu – H2FOZ

Acidente na Perimetral Leste, em Foz do Iguaçu, deixou cinco pessoas feridas na manhã deste domingo, 15. A ocorrência foi atendida pela Polícia Rodoviária Federal ...
Ler mais →

Samba ao Porto Meira une rios, memórias e afetos além da história oficial de Foz – H2FOZ

Um corredor turístico é feito de quê, além de ser rota para cartões-postais? De gente, memória, rios, ancestralidade, encontros e acolhimento, no caso do Porto ...
Ler mais →