Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

janeiro 6, 2026

Educação abre matrículas para quem perdeu o prazo na rede estadual – H2FOZ

A partir desta segunda-feira, 5, a rede pública estadual de ensino do Paraná abre matrículas presenciais para estudantes que não confirmaram a vaga durante o processo regular realizado em 2025. Pais e responsáveis devem procurar diretamente as escolas estaduais para efetivar a matrícula.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), essa etapa é destinada exclusivamente ao ensino regular. As matrículas para os cursos da educação profissional terão início no dia 7 de janeiro, também de forma presencial nas unidades escolares, conforme a disponibilidade de vagas.

Segundo o secretário de estado da Educação, Roni Miranda, a medida tem como objetivo assegurar o acesso de todos os estudantes à rede pública. “Efetivar a matrícula é a forma de garantir que todos os estudantes tenham acesso à rede pública de ensino, mesmo aqueles que não conseguiram realizar o procedimento no período regular.”

Matrículas na rede estadual

Para a matrícula, é obrigatória a apresentação de documentação, que inclui:

  • comprovante de residência atualizado;
  • certidão de nascimento ou documento oficial com foto;
  • RG e CPF;
  • comprovante de vacinação para menores de 18 anos;
  • histórico escolar ou comprovante de escolaridade; e
  • laudo médico e documento de tutela ou guarda, quando aplicável.

No caso de rematrícula, devem ser apresentados comprovante de residência atualizado, comprovante de vacinação e eventuais documentos pendentes solicitados pela escola. Toda a documentação entregue presencialmente será digitalizada e inserida na Pasta Individual Virtual do Estudante (PIVE), de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A Seed-PR informa que os estudantes que perderam os prazos iniciais mantêm o direito à vaga na rede estadual, porém podem ser remanejados para outra unidade escolar, conforme a disponibilidade. Atualmente, a rede estadual do Paraná atende mais de um milhão de estudantes em 2.088 escolas em todo o estado.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Tornado em cidade do estado foi da categoria F2: ventos de até 253 km/h – H2FOZ

O tornado que atingiu o bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, no fim da tarde de sábado (10), foi classificado como categoria F2 na ...
Ler mais →

APAE de Foz do Iguaçu abre PSS com salários de até R$ 6,5 mil – H2FOZ

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Foz do Iguaçu está com inscrições abertas para Processo Seletivo Simplificado (PSS) de contratação imediata ...
Ler mais →

Do Brasil ao Japão: Unila mapeia onde estão e para onde vão alunos formados – H2FOZ

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) lança o Mapa de Egressos para identificar onde estão e para onde vão os alunos formados na instituição, ...
Ler mais →