Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

dezembro 31, 2025

Caminhoneiros vão passar virada de ano na fila da Ponte da Integração – H2FOZ

Caminhoneiros brasileiros e paraguaios vão passar a virada de 2025 para 2026 na fila para a travessia da fronteira. Mesmo a liberação de caminhões vazios (em lastre) na Ponte da Integração sofrerá interrupção devido às festas de fim de ano.

Leia também:
Obras inacabadas impedem operação completa da Ponte da Integração em 2026

Nessa terça-feira (30), a administração da aduana de Ciudad del Este emitiu comunicado sobre o funcionamento da instituição. A mensagem diz respeito aos dias 31 de dezembro e 1.º de janeiro.

De acordo com o documento, nesta quarta (31), não haverá liberação da passagem de caminhões com carga, à noite, pela Ponte da Amizade ou, sem carga, pela Ponte da Integração.

Comunicado divulgado pela aduana do Paraguai.
Comunicado divulgado pela aduana do Paraguai.

Além disso, na quinta-feira (1.º), “não haverá nenhuma operação pela administração da aduana da Ponte da Amizade ou pelo Centro de Fronteira de Presidente Franco”.

Assim, os motoristas que não conseguiram atravessar a Ponte da Integração (apenas para caminhões vazios) até as 5h desta quarta-feira (31) terão de permanecer fora de casa, pelo menos, até as 22h do dia 2 de janeiro, horário de retomada das travessias.

A situação é similar à ocorrida na semana passada, durante as comemorações do Natal. Na ocasião, o Paraguai declarou o dia 26 como feriado nacional, fazendo com que a liberação de caminhões sem carga voltasse a ocorrer somente no dia 27.

Caminhões vazios na Ponte da Integração

A Ponte da Integração está habilitada, atualmente, somente para veículos de carga vazios, autorizados a cruzar a fronteira entre as 22h e as 5h. Diariamente, cerca de 300 caminhões trafegam pelo local no sentido ao Brasil ou ao Paraguai.

A definição do horário noturno atendeu a pedidos das autoridades da cidade paraguaia de Presidente Franco, pois o Corredor Metropolitano del Este, rodovia equivalente à Perimetral Leste, ainda não está pronto.

Ainda assim, a passagem de caminhões pelas vias internas de Presidente Franco, oriundos ou com destino à Ponte da Integração, está trazendo transtornos à população.

Devido à falta de fiscalização pelas autoridades de trânsito locais, caminhoneiros estariam formando filas em lugares proibidos, dificultando o fluxo de veículos.

De acordo com o governo do Paraguai, a conclusão do anel viário de acesso à Ponte da Integração no país está prevista para o início de 2027, com a entrega da ponte sobre o Rio Monday.

Tornado em cidade do estado foi da categoria F2: ventos de até 253 km/h – H2FOZ

O tornado que atingiu o bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, no fim da tarde de sábado (10), foi classificado como categoria F2 na ...
Ler mais →

APAE de Foz do Iguaçu abre PSS com salários de até R$ 6,5 mil – H2FOZ

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Foz do Iguaçu está com inscrições abertas para Processo Seletivo Simplificado (PSS) de contratação imediata ...
Ler mais →

Do Brasil ao Japão: Unila mapeia onde estão e para onde vão alunos formados – H2FOZ

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) lança o Mapa de Egressos para identificar onde estão e para onde vão os alunos formados na instituição, ...
Ler mais →