Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

novembro 16, 2025

Paraná reúne vereadores para fortalecer o turismo nas cidades – H2FOZ

A Secretaria do Turismo do Paraná (Setu) promoverá, nesta terça-feira, 18, o Legislatur — Conexão Vereadores do Turismo, encontro de aproximação com os legislativos municipais. O objetivo é fortalecer o setor turístico nas cidades.

Realizado em Curitiba (PR), o evento reunirá vereadores de todas as regiões do estado para apresentar programas da Setu e incentivar a formulação de proposições voltadas ao fortalecimento do turismo local e regional. A programação inclui painéis e debates.

São temas relacionados ao desenvolvimento turístico, como participação social, valorização cultural e preservação de atrativos. O encontro também discutirá a Declaração de Atrativo de Relevante Interesse Turístico do Estado do Paraná (DARIT), certificação criada pelo Governo do Estado para reconhecer iniciativas públicas e privadas de relevância turística nos municípios.

Vereadores e turismo

Segundo o secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos, a articulação com os legislativos municipais é fundamental para ampliar a base de apoio às políticas públicas do setor. “O turismo é um vetor de desenvolvimento que exige ação conjunta entre estado e municípios”, pontua.

A intenção é a de que os vereadores conheçam os programas da Setu e proponham leis que facilitem o crescimento sustentável da atividade turística em cada cidade. “O Legislatur será um espaço de diálogo e aprendizado para que o turismo continue gerando emprego, renda e qualidade de vida no Paraná”, afirma.

Entre os temas de destaque está a DARIT, instituída pelo Decreto n.º 10.256/2025, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A certificação permite que atrativos turísticos públicos ou privados recebam apoio e investimentos estaduais, desde que atendam aos critérios técnicos da Setu.

Essa ferramenta é considerada pela gestão estadual um marco para o turismo regional. A declaração garante segurança jurídica e direciona recursos a empreendimentos que valorizam as vocações de cada território, fortalecendo o comércio local, estimulando o empreendedorismo e ampliando o potencial turístico do Paraná.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelas câmaras municipais. Os participantes recebem certificado de presença.

(Com informações da Agência Estadual de Turismo)

Polícia encontra 75 mil maços de cigarro em casa usada como depósito em Foz do Iguaçu – H2FOZ

Forças de segurança apreenderam um carregamento de aproximadamente 75 mil maços de cigarro, na madrugada de quarta-feira, 26, em uma casa na Vila A usada ...
Ler mais →

Concessionária do pedágio na região lança site em espanhol – H2FOZ

Responsável pelo pedágio em 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, a concessionária EPR Iguaçu lançou uma página especial em espanhol. ...
Ler mais →

Ex-prefeito de Ciudad del Este está proibido de vir a Foz do Iguaçu – H2FOZ

Destituído no último mês de agosto, o agora ex-prefeito de Ciudad del Este Miguel Prieto está proibido de cruzar a fronteira em direção a Foz ...
Ler mais →