O Governo do Paraná está negociando um voo direto entre o território paranaense e a Europa para potencializar o turismo local. O estado tem dois aeroportos internacionais, em Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
Leia também:
Voo direto para Lima volta à fronteira — mas não ao aeroporto de Foz
O anúncio partiu do governador Ratinho Junior (PSD), durante o lançamento da campanha Verão Maior Paraná 2025, nessa terça-feira (21), em Curitiba.
Ratinho Junior preservou os detalhes da rota, pelo fato de que as conversações ainda não foram concluídas. Entretanto, a homologação do trecho extra da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu está entre os pontos que possibilitaram o avanço.
“Nós vamos daqui uns dias anunciar um voo internacional para a Europa aqui do Paraná. Estamos fechando isso agora em novembro para anunciar para a imprensa e para a população”, afirmou o governador, em vídeo reproduzido pelo portal XV Curitiba.
Foz do Iguaçu conta com a vantagem de possuir atrativos turísticos internacionais e uma pista que, agora, pode atender aeronaves de maior porte.
A região de Curitiba, porém, tem fatores como maior população residente e grande demanda de passageiros para destinos europeus.
Tanto o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu como o Afonso Pena estão sob a administração da concessionária Motiva (ex-CCR Aeroportos).
Entre as hipóteses ventiladas na imprensa especializada está a de que as negociações do Paraná aconteçam com a companhia Air Europa. A empresa já operou voos entre Puerto Iguazú, no lado argentino da fronteira, e Madri, capital da Espanha.