Entre as 5h e as 22h de domingo (12), Foz do Iguaçu recebeu mais de 50 milímetros de chuva, concentrada, principalmente, no período da manhã. Por conta disso, atividades ao ar livre, programadas para o Dia das Crianças, tiveram de ser reacomodadas.
Leia também:
Bairros de Foz do Iguaçu terão falta de água na quarta-feira (15)
Após a chuvarada do fim de semana, a segunda-feira (13) começou com tempo firme. De acordo com o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, a estabilidade deverá continuar pelo menos até quarta-feira (15), com temperaturas amenas.
De quinta (16) em diante, contudo, há perspectivas de novas chuvas em Foz do Iguaçu, com volumes consideráveis. Para sexta (17), por exemplo, o Simepar projeta 33.7 milímetros. Para sábado (18), mais 28.3mm.
Outras fontes consultadas pelo H2FOZ, como o site Climatempo, apostam em chuva forte já na tarde de quinta, que poderá ter acumulado de 24mm. Sexta e sábado, por sua vez, apresentarão chuvas mais distribuídas ao longo da manhã, tarde e noite.
A Metsul Meteorologia também vê chuva mais concentrada na quinta, com estimativa de até 42.4mm em Foz do Iguaçu. Já o domingo (19), conforme o boletim da empresa gaúcha, terá predomínio de sol na região de fronteira.
Vazão das Cataratas do Iguaçu
Às 10h desta segunda-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu estava em 3.820 metros cúbicos por segundo (m³/s). Tal volume representa fluxo duas vezes e meia acima do referencial de 1.500m³/s para o trecho do rio em Foz do Iguaçu.
Para as próximas horas, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), há tendência de aumento. Conforme o monitoramento, as fortes chuvas do fim de semana provocaram a elevação do nível do Rio Iguaçu.

Na estação Porto Capanema, águas acima de Foz do Iguaçu, a vazão chegou a 7.370m³/s às 9h desta segunda. A água que passa por Capanema costuma levar cerca de 15 horas para chegar às Cataratas do Iguaçu.