Fechado em 2020, o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, que funcionou durante 11 anos no Itaipu Parquetec, tem nova data de reabertura, agora para o primeiro semestre de 2026.
Leia também: Fechado há 3 anos, Polo Astronômico de Foz do Iguaçu deve ser reinaugurado em 2024 no Ecomuseu
Aguardado ansiosamente pela população de Foz do Iguaçu e região, o espaço será retomado no Ecomuseu de Itaipu, em uma área construída de 670 metros quadrados.
A ideia é que, com a transferência para o Ecomuseu, o polo fique mais acessível à comunidade, escolas e universidades, reforçando o turismo de Itaipu.
O local onde o polo vai ser instalado está sendo estruturado, e novos equipamentos estão sendo adquiridos.
Está prevista a implementação de um novo planetário e de um observatório com telescópio de maior alcance e potência, superando o anterior, que funcionava no Itaipu Parquetec.
Transferência para o Ecomuseu
A proposta de transferir a sede do Polo Astronômico para o Ecomuseu se deve à necessidade de comportar novos equipamentos e atender a normativas vigentes de prevenção e combate a incêndio e pânico, segundo o Itaipu Parquetec.
Com mais de uma década de funcionamento, o Polo Astronômico foi referência na qualificação de professores de educação básica da região com a oferta de cursos de extensão na área de astronomia.
O local também recebia turistas brasileiros e estrangeiros, que interagiam com o planetário e o observatório.