Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

agosto 29, 2025

Projeto na Assembleia quer combater a violência de gênero no campo – H2FOZ

A deputada estadual Cantora Mara Lima (Republicanos) protocolou nesta semana, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), projeto de lei que cria no estado o programa Maria da Penha Vai à Roça.

Leia também:
Incentivo à descarbonização industrial avança na Assembleia Legislativa

A iniciativa tem como objetivo conscientizar, prevenir e enfrentar a violência contra a mulher no meio rural e em comunidades tradicionais.

De acordo com a assessoria da Assembleia, o programa prevê ações como caravanas com palestras e oficinas, bem como cartilhas e atividades em rádios comunitárias.

O texto estipula, ademais, parcerias com entidades como sindicatos rurais, cooperativas agrícolas, universidades, prefeituras, empresas públicas e organizações da sociedade civil.

“Queremos levar informação, acolhimento e proteção às mulheres do campo, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e fortalecendo sua participação na sociedade”, afirmou a deputada, citada pela assessoria da ALEP.

Nacionalmente, a campanha Maria da Penha Vai à Roça integra as diretrizes do partido Republicanos, elaboradas para replicação em municípios de todo o Brasil.

A cartilha do programa define com linguagem simples, por exemplo, os diferentes tipos de violência doméstica (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral). O projeto protocolado na Assembleia prevê produzir conteúdo similar no Paraná.

“A mulher do campo muitas vezes enfrenta o isolamento e não sabe a quem recorrer. Nosso papel é levar a elas esperança, apoio e instrumentos para romper o ciclo da violência”, destacou Mara Lima.

Antes de seguir para votação em plenário, a proposição precisará passar pela análise das comissões internas da Casa.

(Com informações da Assembleia Legislativa)

Tornado em cidade do estado foi da categoria F2: ventos de até 253 km/h – H2FOZ

O tornado que atingiu o bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, no fim da tarde de sábado (10), foi classificado como categoria F2 na ...
Ler mais →

APAE de Foz do Iguaçu abre PSS com salários de até R$ 6,5 mil – H2FOZ

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Foz do Iguaçu está com inscrições abertas para Processo Seletivo Simplificado (PSS) de contratação imediata ...
Ler mais →

Do Brasil ao Japão: Unila mapeia onde estão e para onde vão alunos formados – H2FOZ

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) lança o Mapa de Egressos para identificar onde estão e para onde vão os alunos formados na instituição, ...
Ler mais →