Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

julho 27, 2025

Decisão do governo da Argentina pode favorecer comércio de Foz do Iguaçu – H2FOZ

O governo federal da Argentina anunciou, nesta semana, a flexibilização das regras de importação de eletrodomésticos novos da chamada linha branca, para uso pessoal.

Leia também:
Argentina: coordenador da aduana de Puerto Iguazú anuncia melhorias

Com o fim das atuais restrições, os cidadãos do país, maiores de 16 anos, poderão importar itens como geladeiras, fogões e máquinas de lavar. Ao retornar do exterior, o viajante argentino estará autorizado a registrar um eletrodoméstico por ano-calendário.

“Os argentinos, quando viajam, podem trazer vários itens. Entre os proibidos, porém, estavam os eletrodomésticos de linha branca”, explicou Federico Sturzenegger, ministro de Desregulamentação e Transformação. “Estamos acabando com essa anomalia.”

MAS FACILIDAD PARA IMPORTAR ELECTRODOMÉSTICOS. Hoy te voy a contar una historia algo cómica (aunque otros la clasificarían de grotesca). Como se sabe, los argentinos cuando viajan pueden traer cosas en tanto no sean metralletas y bazucas, drogas, arqueología o productos para… pic.twitter.com/s05g8c2RIz

— Fede Sturzenegger (@fedesturze) July 24, 2025

O benefício valerá também para a compra de eletrodomésticos produzidos nas zonas francas da província argentina da Terra do Fogo, no Sul do país.

A operação, contudo, não estará livre de impostos. Para poder importar uma geladeira, o cidadão residente na Argentina deverá preencher um formulário (OM2153-A) da Agência de Arrecadação e Controle Aduaneiro (ARCA) e pagar as tarifas correspondentes.

Mesmo assim, produtos adquiridos diretamente nos países vizinhos, como Chile, Brasil ou Paraguai, poderão ter preços mais baixos que os praticados na Argentina.

Fronteira entre Brasil e Argentina

Tal situação poderá beneficiar o comércio de cidades fronteiriças, como Foz do Iguaçu. Uma vez por ano, moradores de Puerto Iguazú terão direito, por exemplo, a comprar eletrodomésticos da linha branca em Foz e levá-los legalmente para a Argentina.

Por outro lado, a autorização gera dúvidas entre lojistas do setor na província fronteiriça de Misiones, que temem concorrência desleal.

Empresários ouvidos pelo portal Misiones Online ressaltaram que as lojas locais oferecem vantagens como parcelamentos facilitados. Além disso, expuseram dúvidas quanto ao custo final dos produtos após o pagamento dos impostos e eventuais custos de frete.

Prefeitura anuncia Natal, mas conta com Câmara para aprovar parte do recurso – H2FOZ

A Prefeitura de Foz do Iguaçu acaba de anunciar as datas do Natal 2025, mas ainda depende da Câmara de Vereadores para aprovar parte dos ...
Ler mais →

Foz do Iguaçu poderá ter temporal na sexta (7), alerta meteorologia – H2FOZ

A julgar pelo céu praticamente sem nuvens do fim de tarde de quinta-feira (6) em Foz do Iguaçu, não parece. Entretanto, a meteorologia prevê riscos ...
Ler mais →

Preço das passagens de ônibus na Argentina tem aumento de 30% – H2FOZ

O governo da província argentina de Misiones autorizou, em resoluções publicadas no Diário Oficial, o reajuste das tarifas de ônibus de média distância. Leia também:Paraguai ...
Ler mais →