Expanda seus Negócios para o Paraguai - Menos Impostos, Mais Segurança e Lucros.

Contato: +595 985 104539   E-mail: contato@camarabrasilparaguai.com

abril 21, 2025

Diretoria de Itaipu negocia venda das casas da Área 2 no Paraguai – H2FOZ

Itaipu e moradores do bairro Área 2, em Ciudad del Este, iniciaram conversações sobre o futuro das cerca de 160 casas pertencentes à binacional. As conversações, na última terça-feira (15), contaram com a presença do diretor-geral paraguaio, Justo Zacarías Irún.

Leia também:
Itaipu anuncia novo leilão de casas da Vila A em 2025 – saiba quando

A hidrelétrica construiu os imóveis na década de 1970, para abrigar trabalhadores. Atualmente, a maior parte é utilizada por particulares, que não têm relação de trabalho com a usina. Para o uso, os moradores pagam taxa equivalente a um aluguel.

Panorama da reunião entre Itaipu e moradores, na última terça.
Panorama da reunião da última terça. Foto: Gentileza/Itaipu Binacional (Paraguai)

“Queremos adquirir essas casas e formar um grupo organizado de moradores da Área 2 para iniciar o processo”, expressou o morador Nery Chávez Barreto, citado pela assessoria de Itaipu no Paraguai.

De acordo com a binacional, existe a possibilidade de venda direta das casas aos moradores que manifestarem interesse. Critérios como preços, prazos e formas de pagamento, contudo, ainda carecem de definição.

Além de Justo Zacarías Irún, o diretor-administrativo de Itaipu no Paraguai, Justino Abraham Caballero, participou da reunião de terça-feira.

Do lado de Itaipu, uma equipe técnica iniciará um estudo sobre a situação de cada casa, de forma a definir as bases para a negociação. Já os moradores participarão de um grupo de trabalho conjunto com a entidade para acompanhamento do processo.

Casas construídas por Itaipu

Assim como as vilas residenciais A, B e C em Foz do Iguaçu, Itaipu construiu bairros inteiros para abrigar seus operários no Paraguai.

Espalhados por Ciudad del Este, Hernandarias e Presidente Franco, os conjuntos residenciais receberam o nome de Área, numerada conforme a antiguidade ou localização (Área 1, Área 2, Área 3 etc.).

A Área 6, em Hernandarias, por exemplo, é irmã gêmea da Vila C, em Foz do Iguaçu, seguindo o mesmo modelo de casas e distribuição das ruas. Já bairros como a Área 2, em Ciudad del Este, lembram mais a Vila A.

Tornado em cidade do estado foi da categoria F2: ventos de até 253 km/h – H2FOZ

O tornado que atingiu o bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, no fim da tarde de sábado (10), foi classificado como categoria F2 na ...
Ler mais →

APAE de Foz do Iguaçu abre PSS com salários de até R$ 6,5 mil – H2FOZ

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Foz do Iguaçu está com inscrições abertas para Processo Seletivo Simplificado (PSS) de contratação imediata ...
Ler mais →

Do Brasil ao Japão: Unila mapeia onde estão e para onde vão alunos formados – H2FOZ

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) lança o Mapa de Egressos para identificar onde estão e para onde vão os alunos formados na instituição, ...
Ler mais →